domingo, 29 de junho de 2008

A Era 3G


A forma como a transmissão de dados ocorre entre dispositivos móveis tem sido item provocador de mudanças no cenário mundial de comunicação. Inicialmente tínhamos a tecnologia de 1ª geração – 1G – que permitia somente a transmissão de voz via sinal analógico. Isso gerava algumas “dores de cabeça” porque o sinal poderia cair a qualquer momento e interferências poderiam acontecer com facilidade. Na segunda geração – 2G – que é a geração com maior número de usuários nesse momento no Brasil, a transmissão melhorou substancialmente porque, além da transmissão de voz com uma qualidade maior, permitiu a transmissão de poucos dados como mensagens de textos (SMS) e mensagens multimídia (MMS). Além do mais, o 2G reduziu drasticamente o número de interferências que ocorriam antes porque começou a utilizar sinal digital e a permitir que um número maior de aparelhos celulares atuasse em uma mesma área sem sofrer interferências.

Atualmente fala-se bastante na 3ª geração que chegou para melhorar a transmissão de dados entre dispositivos móveis. Essa exigência se dá porque hoje esses dispositivos não são mais apenas para falar ou mandar mensagens. A característica assumida por tecnologias portáteis como celulares, notebooks, PDAs, palms, está além. Um celular moderno, atualmente, além de ser utilizado para falar e enviar mensagens, tira fotos, cria vídeos, acessa a internet, permite vídeo-conferência e tem alguns que já permite acesso a canais de TV. Com esses requisitos incorporados houve a necessidade de ampliar o canal ou a taxa de transmissão, uma vez que, esses dados são muito mais “pesados”. Foi para isso que se pensou no 3G.

Quando se fala em 1ª, 2ª ou 3ª geração muitos, erroneamente, podem pensar que o termo é alguma tecnologia. Na verdade o termo abarca uma série de tecnologias. Por exemplo: o 3G não é uma tecnologia e sim uma referência aos padrões de tecnologia W-CDMA, CDMA2000, EDGE, DECT, etc. O que aproxima esses padrões do termo é o fato de contarem com as características que implementaram a nova era de transmissão de dados.

Na era 3G a principal melhoria é permitir uma taxa de transferência de dados em velocidade de banda larga. Isso possibilita que haja vídeo-conferência, acesso à internet e downloads em dispositivos que até então sofriam com a baixa velocidade de transmissão existente.

Obrigado pela sua atenção, tenha uma ótima semana e até a próxima postagem.


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação



Nenhum comentário: