domingo, 1 de junho de 2008

O Novo Mozilla Firefox 3

Atualmente existem conhecidas versões de browsers (navegadores) disponíveis no mercado. Entre elas se destacam: o Internet Explorer, o Opera, o Safari, o Netscape e o Mozilla Firefox. Os mais utilizados, normalmente, são aqueles que têm “por trás” a marca de um sistema operacional específico. Por exemplo, quem é detentor de um sistema operacional Mac, pelo menos em sua maioria, não “abre mão” do navegador Safari; há tempos atrás, quem utilizava o Windows não “abria mão” do Internet Explorer; quem utilizava o Linux, pelo menos em sua maioria, não queria saber de outro navegador que não fosse o Firefox. Com o crescimento do Sistema Operacional Linux, unido com uma maior maturidade do browser “Firefox”, houve uma quebra de paradigma onde muitos usuários de outros sistemas operacionais passaram a utilizar o Mozilla Firefox como o seu browser favorito. É aí que está a importância de sabermos mais acerca desse navegador e das novidades que estarão na próxima versão a ser lançada neste mês (...).

Atualmente a versão oficial do Firefox é a versão 2. A versão 3 está programada para ser lançada ainda este mês e, ainda este mês, logicamente antes da versão oficial, será lançada a versão release candidate 2 (2ª candidata à liberação – uma espécie de pré-versão oficial). Essa RC2 (release candidate 2) virá antes da versão final para sanar uma série de bugs (problemas em “informatiquês”) encontradas na release candidate anterior. A Mozilla Corp., com isso, não quer arriscar a colocar um produto com defeitos no mercado.

Outro fato curioso é que a empresa pretende, no lançamento do Firefox 3, dentro do limite de 24 horas, bater o recorde mundial de downloads de um navegador e entrar para o Guinnes Book. O dia futuro está apelidado como “Download day” (ou dia do download) e àqueles que quiserem contribuir com a marca poderão fazê-lo no site http://www.spreadfirefox.com/en-US/worldrecord/ no dia a ser anunciado em breve.

O Mozilla Firefox 3 contará com alguns recursos que irão facilitar a vida do usuário dos quais se podem destacar os seguintes:

Performance ou desempenho: Essa é uma mudança que fará o usuário notar a diferença em relação à versão anterior. Antes, qualquer processamento de página era um tanto pesado e consumia um espaço considerável de memória. A partir da versão 3 , o consumo de memória será menor e a velocidade de resposta do browser será maior, além do mais, a nova versão promete exigir menos recursos computacionais do sistema operacional.

Zoom de página: O ‘Zoom’ da página – antigo ‘Tamanho do texto’– estará muito melhor. Na versão 2 do Mozilla Firefox o que aumentava era somente o ‘Tamanho do Texto’ ficando algo desproporcional em relação aos outros elementos da página. Com o ‘Zoom’, clicando CTRL e sinal de mais (+) ou CTRL e sinal de menos (-), os elementos da página aumentam e diminuem, respectivamente, proporcionalmente.

Marcadores otimizados: Os marcadores ficarão bem mais flexíveis para usuários. Será possível, dentro de uma barra de ferramentas, arrastar elementos, criar pastas, definir preferências quantos aos elementos,etc. No caso de páginas que você queira enquadrar como ‘Favoritos’, pode-se, simplesmente, ativar uma estrela que fica à direita do endereço da página na qual você está e, ao mesmo tempo, pode-se definir para qual pasta você poderá enviar aquela página escolhida, isso de uma forma muito simples.

Alerta contra páginas suspeitas: A nova versão incrementou um diferencial para que usuários não tenham o risco de acessar uma página suspeita quanto à falha de segurança. Quando uma pagina desse tipo for acessada, aparecerá uma mensagem no corpo da janela explicando o porquê daquela página ter sido bloqueada. Se o usuário quiser correr o risco, ele poderá desbloquear a página em questão, só que dessa vez ele ficará bem ciente do que estará fazendo e não abrirá uma página que o Firefox considere sem segurança despercebidamente.

Novo gerenciador de download: Serão possíveis duas opções: o gerenciador padrão que não precisa ser adicionado ao Mozilla Firefox ou o Down Them all que poderá ser adicionado visto que será um dos complementos que virá com a nova versão. O gerenciador padrão virá com um campo de pesquisa para encontrar um determinado arquivo de download e gerenciará, na maioria dos casos, o tempo de duração de cada download. Além disso, deverá constar, como item na barra de status da janela do “Firefox”, informações que evitarão que usuários tenham que restaurar a janela de download a fim de acompanhar o seu andamento.

Instalador de add-ons: Add-ons (complementos) são elementos que podem ser adicionados, nesse caso, ao browser. Assim como o já mencionado Down Them All (gerenciador de download), será possível, por meio do Mozilla Firefox, adicionar novos temas ao navegador, extensões compatíveis com o Firefox 3 e softwares que otimizem a usabilidade do browser.

A incrível barra de navegação: Essa mudança, pode-se dizer, revolucionou a forma de interação do usuário com a barra de endereço do navegador. Nos browsers convencionais, para entrar numa determinada página você precisa saber o endereço correto da página ou, no mínimo, uma palavra-chave desse endereço.Com o Mozilla Firefox 3 ficará muito mais fácil. Será possível entrar numa página sem ao menos saber o endereço dela, por exemplo, digamos que você lembre que num determinado dia tenha entrado no Google e pesquisado à respeito de uma banda qualquer. Você tinha navegado por várias páginas do Google e daquela banda até encontrar o conteúdo que você queria, mas que, infelizmente, você não pôde ler por completo porque estava com pressa. Hoje você quer terminar de ler o conteúdo só que não faz idéia de como tinha chegado até ele. Isso é um problema? Com o Mozilla Firefox 3 não será mais. Basta você digitar o nome da banda ou um pedaço do nome dessa banda na barra de endereço que, logo em seguida, será apresentada uma “cortina” de opções referente àquele nome digitado. Seria, mais ou menos, como se você tivesse um tipo de “Google” dentro da sua barra de endereço para pesquisar os sites que você visitou.

Obrigado pela sua atenção, tenha uma ótima semana a até a próxima postagem.

Abraço!


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

2 comentários:

Fernando Gonçalves. disse...

Olá Rozenildo!

Paz e bem.

Cara, o Acessa Livre acompanhará o progresso GNU/LINUX, em particular o navegador Firefox ?

Fernando

LETÍCIA CASTRO disse...

É, a gente aqui em casa já anda de olho no novo Mozilla. Acho que vamos acabar experimentando, ainda mais depois desse post.
Parabéns e obrigada pelas dicas!
Passa lá pra conhecer a gente tb, tá bom?
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com