domingo, 15 de junho de 2008

O Novo IPhone da Apple


Na última segunda-feira, dia 9 de junho, o diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, um dos maiores empreendedores mundiais, responsável pelo lançamento de um dos aparelhos mais utilizados e com maior número de usuários satisfeitos: o iPhone – com cerca de 6 milhões de unidades vendidas. Responsável, também, por outros grandes produtos de renome – o iPod e o Mac – anunciou, em São Francisco, na Califórnia, a mais nova versão do iPhone que já está “fazendo a cabeça” dos loucos por tecnologia.

A nova versão traz algumas novidades em relação à anterior: tecnologia 3G (tecnologia de transmissão de dados), GPS (Global Positioning System – Sistema de posicionamento global) e a mais atrativa de todas as novidades: o preço.

O preço do novo produto (US$ 199 o de 8 gigabytes de capacidade e US$ 299 o de 16), por incrível que pareça, será menor que o da versão passada (mais ou menos a metade do preço) e de valor mercadológico atraente aos consumidores em geral dos diversos países nos quais ele será vendido. Estará, inicialmente, em julho desse ano, à venda na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e deverá chegar ao Brasil, por meio da Claro, da Vivo ou ambas, até o final de 2008.

Quanto à tecnologia 3G no iPhone, ela possibilitará a ele um telefone móvel com uma taxa de transmissão de banda larga para acesso à internet e para a realização de downloads. Possibilitará, também, todas as demais vantagens da família 3G. (...)

O GPS no iPhone possibilitará que as pessoas possam localizar lugares no globo, saber a distância entre locais, ver como chegar até determinada localidade, saber como está o trânsito, localizar estabelecimentos, ter acesso a visualizações de mapas, visualizações por satélite, visualização híbrida (mapas e satélite), etc.

Outros recursos que estarão no iPhone será a possibilidade de conversar com mais de uma pessoa simultaneamente, a função touch screem (toque na tela) ou multi-touch (múltiplos toques) que permite a manipulação do aparelho por meio de comandos enviados por simples toques na tela, um navegador de alto desempenho (o Safari), função iPod, que permite navegar entre músicas e vídeos, tela widescreen (tela ampla) que é um tipo de tela que se ajusta na posição horizontal ou vertical em relação ao iPhone, conexão wi-fi, câmera digital integrada, função bluetooth, resposta a movimentos do aparelho por meio de um acelerômetro (um tipo de sensor que capta os movimentos realizados pelo iPhone), acesso a rede EDGE para quem ainda não tem acesso a rede 3G; para os profissionais de informática, permitirá suporte ao Microsoft Exchange (um tipo de lista global de endereços de uma empresa) e muitos outros recursos ainda há para se falar acerca dessa futura tecnologia.

Além de tudo isso, empresas de peso no mercado têm interesse em desenvolver aplicativos que poderão “rodar” no iPhone, o que o tornará um aparelho em sintonia com alguns lançamentos corporativos de destaque. Imagine..., tudo isso num único dispositivo móvel. É o que o iPhone promete para o futuro.

Obrigado pela sua atenção, tenha uma ótima semana e até a próxima postagem.



Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Um comentário:

andre benedito disse...

Rosenildo,

a matéria foi esclarecedora parabéns pelo seu blog. Se me permite uma sugestão: senti falta dos links quando vc cita que tal assunto já foi discutido no blog.


abs,

André Benedito