domingo, 6 de julho de 2008

Bill Gates e Windows XP: aposentados, porém, ainda ativos

O final do primeiro semestre de 2008 trouxe duas datas históricas para o mundo da tecnologia. As duas datas tiveram o mesmo propósito e causaram, talvez, o mesmo impacto naqueles que, direta ou indiretamente, participam do “mundo Microsoft”. A primeira data foi na sexta-feira, dia 27 de junho, quando o bilionário Bill Gates deixou a direção executiva da empresa criada por ele há 33 anos atrás (Microsoft, 1975) para se dedicar à filantropia. A segunda dada, num mesmo tom de aposentadoria, deu-se no dia 30 de junho quando a Microsoft tirou do mercado de vendas o seu mais bem sucedido sistema operacional: o Windows XP.

No lugar dos dois ícones da Microsoft – produto e produtor, respectivamente, Windows XP e Bill Gates – estão, aparentemente, dois novos personagens: Steve Ballmer e Windows Vista. (...)

Na mudança da diretoria executiva da Microsoft, houve certo receio quanto à saída de Bill Gates porque desde que a empresa existe, ela conta com a presença do histórico fundador. Nesse momento turbulento para o mercado de software onde a concorrência é mais evidente e mais agressiva do que em anos passados, muitos acreditam que a presença de Gates seria fundamental para essa fase de transição. A fase a qual se quer dar referência é aquela em que ocorrem os seguintes fatos:

1. A Google cresce a cada dia no mercado de Internet e a Microsoft não está conseguindo acompanhar esse desenvolvimento como se pode perceber quando se faz comparativos entre o uso de serviços similares oferecidos pela empresa e pela concorrente;

2. O processo impreciso de compra da empresa Yahoo deixou marcas que a Microsoft não esperava obter.

3. A Apple está crescendo substancialmente no mercado com os seus produtos Ipod, IPhone e Mac OS.

4. O navegador Internet Explorer está perdendo mercado para os rivais Safari, Opera e, principalmente, o Mozilla Firefox.

Para amenizar esse “medo” da saída de Bill Gates, ainda que se acredite que a Microsoft seja auto-sustentável, tem-se a notícia de que ele ficará nos bastidores da empresa como presidente conselheiro e continuará envolvido com os projetos da organização, ou seja, Gates, embora aposentado, estará lá para comandar a empresa indiretamente.

No caso da substituição do Windows XP pelo Windows Vista, um processo similar de transição ocorre, só que dessa vez, com a concorrência mais substancial ocorrendo dentro da própria Microsoft. Os seguintes fatos se sucedem:

1. Muitas empresas não querem mudar do XP para o Vista porque desconfiam da sua estabilidade.

2. A mudança para o Vista implicaria em mudança do hardware de muitas empresas e usuários, o que poderia gerar mais custo.

3. Bugs constantes ocorrem no novo sistema operacional da Microsoft compensando utilizar-se o Windows XP.

4. Muitos aplicativos não “rodam” bem na nova plataforma.

5. O Windows XP ganhou maturidade e a confiança dos seus usuários e está “quente” no mercado. Não é a toa que lançaram um service Pack 3 (terceiro pacote de atualização).

6. O sistema operacional Mac OS, com eficiência gráfica, na opinião de muitos, superior ao Vista cresceu a sua parcela de mercado junto com o crescimento de venda dos produtos da Apple.

Nesse ambiente, embora a Microsoft tenha “aposentado” o Windows XP, o veterano sistema operacional estará presente na vida de muitos usuários por um bom tempo. Algumas empresas de destaque que vendem computadores com o Windows Vista chegarão até a oferecer a opção de downgrade para o usuário, ou seja, embora estejam vendendo computadores com o Windows Vista, essas empresas darão a opção ao usuário de trocar o sistema operacional para o Windows XP no momento da venda. Outros fatos são que a própria Microsoft pretende dar suporte para o seu “aposentado” produto até 2014 e que milhares de usuários protestaram e ainda protestam contra a decisão quanto à “aposentadoria” do Windows XP.

Trocando em miúdos, nota-se que a aposentadoria de Gates e do Windows XP é apenas aparente porque, embora a Microsoft tente desprender-se deles, não será tão simples assim.

Obrigado pela sua atenção, tenha uma ótima semana e até a próxima postagem.


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Nenhum comentário: