terça-feira, 6 de setembro de 2011

Redes Sociais: Facebook vs. Google



Primeiro foi o Orkut, era o “boom” em redes sociais aqui no Brasil até a década passada. Agora se estabeleceram o Facebook e a promessa da Google: o Google+ (o Twitter não está sendo considerado aqui porque possui um papel diferente em termos de social media).
O Facebook ganhou espaço rapidamente devido a sua interface intuitiva, robusta e completa. Contribuiu também para o sucesso do site, o carisma imprimido pela ideia originária da criação do Facebook – quem assistiu ao filme “A Rede Social” sabe bem o que eu quero dizer (as pessoas queriam saber como funcionava a novidade virtual e acabaram gostando da experiência).
No caso do Google+, o sucesso inicial foi devido ao poder que tem a marca Google e a fidelidade dos usuários decorrente dessa confiança criada pela empresa norte-americana.
As características do Face ou FB – como é conhecido por alguns grupos – e do G+, e que tornou o Orkut menos acessado ou utilizado foram os seguintes atrativos:
Novidade e marketing: O primeiro item para que uma rede social faça sucesso são esses dois fatores. As pessoas sentem necessidade de conhecer algo que cai “na boca do povo”. Com o Google+ ocorreu a mesma coisa. A diferença, que fez o crescimento do Google+ ser mais rápido que o do Facebook, é que a Google tem uma plataforma de usuários estabelecida por meio de outros serviços, bastou apenas aderir a mais um serviço, enquanto no FB precisava-se criar uma nova conta.
Serviços: O Facebook mostrou-se mais forte que outras redes sociais pela sua gama de serviços. A simples ideia de “tuitar” dentro da rede social foi um grande atrativo; ainda mais porque não era um “tuíte” alfanumérico, ganhou expressão multimídia e dinamismo maior dentro de grupos de amizade (consequentemente, tornou a mensagem mais humana, restrita, interessante e menos corporativa). Com o Google+ vieram o “Hangout” e os “Círculos de amizade”. Os dois serviços do G+ foram inicialmente chamativos, porém, a Google vai ter que fazer muito mais em termos de inovação para que os usuários não fiquem entediados ou com a impressão ou certeza de que não precisam da novidade oferecida.
Necessidade: Um item não menos importante, ainda mais quando já existem sites que oferecem serviços similares que caíram no gosto popular. Um site pode ter novidades e ótimos serviços, no entanto, perderá a assiduidade de acessos se não tiver alguma utilidade prática para o usuário. Nesse caso cabe um conhecido jargão: “a necessidade faz a oportunidade”; a oportunidade de um serviço ser mais bem quisto em relação aos demais.
Qual será o futuro das redes sociais? A resposta disso não é previsível. O que é previsível, pelo que a história da Internet já nos ensinou, é que inovação, criatividade, diferencial e oportunismo são ingredientes essenciais à sobrevivência na sociedade virturreal.


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