domingo, 12 de setembro de 2010

Tuitar é Preciso?

Pode-se dizer que, para quem está na maior parte do tempo conectado, duas sociedades imperam: a sociedade real e a virtual. A tendência favorece o aumento das relações na sociedade virtual em detrimento às relações antes vividas apenas na vida real. Hoje fazemos compras, namoramos, estudamos, aprendemos, relacionamo-nos, mantemo-nos informados, comunicamo-nos e realizamos várias outras atividades principalmente por meio da Internet ou utilizando recursos telefônicos (voz, SMS, MMS, envio de arquivos, etc). O que antes exigia presencialmente discussão, conversa e um contato “olho-a-olho”, hoje pode ser feito à distância.

O Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, cumpre contemporâneamente o papel de tornar público aquelas conversas, idéias, recados e impressões que antes ficavam restritas às “rodas de bate-papo”. O tempo atual tornou-se curto para tantas atividades desempenhadas que, para saber como fulano está, com quem está se relacionando frequentemente e o que anda pensando, precisamos telefonar para ele, ver seus status nas redes sociais ou acessar o perfil do tal no Twitter (isto também permite que alguém seja mais profundamente conhecido por outras pessoas que não participam cotidianamente do seu círculo social).

Naturalmente, muitos utilizam a ferramenta para divulgar notícias, eventos, promoções, para finalidades egocêntricas ou para se manter informado quanto ao que se está mais sendo “falado” nas metrópoles, países ou no planeta. Pesquisas demonstraram que a maioria dos que tem um perfil no Twitter pouco “tuitam” atendo-se à utilização do microblog para se manter informado; dos que “tuitam” exageradamente, nota-se cada vez mais frases irrelevantes com nuances de spam.

O Twitter representa hoje uma gigantesca teia, sem limites físicos, interligada por pessoas – cada uma com sua personalidade – utilizando o microblog como um lugar comum, onde aflora o intelecto particular em textos de 140 caracteres.

E você, o que gosta de fazer no Twitter? Ele é imprescindível para o seu dia-a-dia? O que o torna importante para você?


Nenhum comentário: