segunda-feira, 7 de abril de 2008

Orkut: uma mania que pegou

Você provavelmente já ouviu falar do Orkut: o site de relacionamento mais acessado ou utilizado por brasileiros. Pois então, desde a sua chegada, o Orkut tem mudado a forma do público internauta se comunicar, se relacionar, obter informações, estabelecer vínculos de afinidade e até mesmo a forma de se concretizar laços de amizade.

Criado pela corporação Google Inc. – conhecida, também, por ser a detentora do maior site de busca da internet: o Google, e de um dos maiores provedores de e-mail: o Gmail – o Orkut está presente no dia-a-dia das pessoas por possuir as seguintes características: permitir criar um espaço pessoal que pode ser acessado por qualquer pessoa filiada ao serviço, permitir comunicação por meio de mensagens ou recados, permitir o acesso a comunidades de interesse feitas pelos próprios usuários e permitir a auto-divulgação pessoal, profissional ou social. Conseqüentemente, toda essa gama de conteúdo gera um banco de dados que pode ser utilizado por qualquer usuário do Orkut para obter informações de pessoas que nem ao menos conhecem. Não é estranho que algumas empresas que recrutam funcionários peçam o endereço do Orkut para o recrutado. Isso permite ao recrutador saber com que tipo de pessoas o recrutado se relaciona, que tipo de assunto interessa a ele, qual é o perfil do candidato e o que os seus amigos pensam a respeito dele.

O Orkut seria uma ferramenta de relacionamento perfeita, entretanto, como nem tudo é “um mar de rosas”, não poderia deixar de ter, também, o seu lado negativo. Usuários mal-intencionados utilizam-se do serviço para a propagação de pragas da internet ou utilizam-se do serviço para cometer crimes virtuais ou para atentar contra a moral. Isso gera preocupação à Google, às autoridades públicas e, principalmente, aos usuários; tanto que, uma das alegações mais defendidas por quem não adere aos serviços do Orkut é a preocupação com a privacidade ou a publicação de dados que poderiam ser utilizados de forma indevida.

No âmbito social, os órgãos de justiça do Brasil e a Google Inc. atuam constantemente a fim de preservar os direitos dos cidadãos. A justiça do Brasil procura impedir o funcionamento de comunidades com conteúdo ilegal ou de incitação ao crime, atentados contra a moral, ou outros tipos de ilegalidades; a Google Inc. cria meios para que os usuários possam se defender permitindo que eles realizem o bloqueio de fotos, recados e certos dados e desenvolve mecanismos de denúncia e ajustes periódicos no sistema para evitar a ação de crackers.

Enfim, o Orkut foi aprovado como uma tecnologia essencial aos brasileiros e deve ser utilizado da melhor forma para isso. Cuidados sempre precisarão serem tomados para que “engraçadinhos de plantão” não venham a atrapalhar um dos serviços mais utilizados contemporaneamente aqui no Brasil. Afinal! A diversão é garantida, mas tem o seu preço.


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Um comentário:

Michellifacu disse...

Rozenildo essa coisa das empresas entrarem no orkut realmente é pertinente. E de um modo geral quando eu coloquei isso para os usuários do acessa (quando eu trabalhava como monitora) lembro que muitos começaram a desativar a conta ou colocarem comunidades "intelectuais".

Michelli Borges
Formadora Equipe Lidec.