segunda-feira, 31 de março de 2008

Tecnologia

Você sabe o que é tecnologia? Sabe de que forma ela influencia a sua vida ou a vida de uma sociedade inteira? Você diria que ela deu início a uma nova era e às mudanças de paradigmas do nosso meio? Pois é, muitos profissionais estudam as respostas dessas perguntas ou simplesmente as desenvolvem no seu dia-a-dia.

Tecnologia, em linhas gerais, é a arte de aperfeiçoar técnicas de desenvolvimento de processos num determinado campo de trabalho. Em outras palavras, a tecnologia possibilita o surgimento de ferramentas que facilitam o cotidiano das pessoas porque pode tornar mais rápida, menos trabalhosa, mais agradável, entre outras vantagens, a prática de certas atividades. Um bom exemplo é o surgimento do celular. Antes do celular as pessoas somente poderiam ser contatadas por meio de telefones fixos. Então, toda vez que você precisava falar com alguém, ou você tinha a sorte de encontrar a pessoa no local que você ligou ou ,simplesmente, deixava um recado para quem atendesse o telefone que o repassaria a esse alguém quando ele retornasse. Hoje, com um número de celular, desde que a pessoa a ser chamada o tenha em mãos numa área onde o sinal da operadora esteja presente, você consegue falar com qualquer um em qualquer lugar. Essa melhoria no paradigma antigo de comunicação foi um aperfeiçoamento na forma como a comunicação era feita, logo, foi o surgimento de uma tecnologia no campo da comunicação.

Diversas áreas sofreram ou sofrem mudanças com o desenvolvimento de tecnologias com uma única diferença para os dias de hoje: o desenvolvimento é maior e mais acelerado. As técnicas que utilizamos na maioria dos processos que desenvolvemos, com certeza, não serão as mesmas técnicas que utilizaremos num futuro próximo. Aí está a importância de acompanharmos as mudanças da tecnologia para que não venhamos a realizar ações de forma obsoleta ou tornar-se excluídos por uma sociedade que cada vez mais se utiliza dos seus benefícios.

Tratar acerca das tecnologias existentes ou daquelas que futuramente estarão presentes na nossa vida será o objetivo desse espaço a partir desse instante. Espera-se que ele possa atender às expectativas dos seus leitores e que possa levar o conhecimento àqueles que o buscam para alcançar os seus objetivos.

Nenhum comentário: