segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tecnologia dos próximos 40 anos

Ocorreu no dia 21 de agosto em São Francisco (Estados Unidos) o Intel Developer Forum (IDF) 2008 para discutir as novas tendências tecnológicas dos próximos 40 anos. O Janela Tecnológica aborda, logo abaixo, essas novas tendências futuristas:

Dados via fótons: Fótons são partículas eletromagnéticas mediadoras muito pequenas que conseguem alcançar altíssimas velocidades. A Intel acredita que, em 40 anos, os dados trafegarão por meio dessas partículas alcançando picos gigantescos de transferência.

Energia elétrica pelo ar: Hoje em dia é muito comum a transferência de dados digitais sem a utilização de fios. Exemplo disso são as transferências via rede 3G, wi-fi, wimax, bluetooth e afins. O que é impressionante, conforme demonstrado no IDF 2008, é que a energia elétrica também pode ser transmitida sem a utilização de fios. Com o aparecimento dessa tecnologia, os aparelhos eletrônicos poderão ser abastecidos sem estar conectados a tomadas, e baterias poderiam ser recarregadas de forma semelhante. O avanço dessa tecnologia permitiria montar circuitos independentes, sem fiação, e daria mobilidade elétrica aos eletrodomésticos.

Robôs muito mais inteligentes: Os robôs existentes ainda não alcançaram a maturidade necessária para se assemelharem a seres humanos. A Intel acredita que dentro das próximas 4 décadas os robôs poderão ser mais inteligentes que seres humanos e serão muito mais independentes para tomar certas decisões.

“Força do pensamento”: Pois é, esse termo fará muito mais sentido no futuro. No IDF 2008 foi demonstrado que é realmente possível controlar alguma coisa – no caso um computador – utilizando somente a força do pensamento. Para tanto se utiliza um capacete que lê as ondas cerebrais e as transmite em forma de comando para o computador permitindo a execução de ações computacionais.

Material programável e mutação de objetos: Imagine um objeto feito de minúsculos componentes que poderiam ser rearranjados de forma que pudesse alterar o seu tamanho, cor e forma. Essa inovação também foi apresentada no IDF 2008 e poderá estar no mercado dentro dos próximos 40 anos, resultado dos avanços da nanotecnologia.

Realmente é notável o avanço tecnológico que está acontecendo. Uma grande Revolução Tecnológica, se já não está ocorrendo, ocorrerá ainda nesse século. A criatividade e a capacidade humana estão sendo demonstradas, por meio de aparatos tecnológicos, e o resultado disso poderá modificar substancialmente a forma como interagimos com o mundo.



Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Um comentário:

Caca disse...

pois, é, meu caro, toda tecnologia em benefício da humanidade é sempre bem vinda. Só espero que não inventem nada que substitua o calor de um abraço e um gesto de solidariedade.
um grande abraço, por sinal.

cacá