segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Gadgets ou Widgets?

A internet e os dispositivos eletrônicos constantemente têm renovado as suas características ampliando o número de termos e conceitos utilizados no nosso dia-a-dia. Esses termos e conceitos são tão variados que em determinado momento se confundem, principalmente porque vivemos num tempo de convergência tecnológica onde não somente itens externos à tecnologia convergem para ela, mas também, os próprios itens tecnológicos tendem a se convergir.

Na década de 80, quando a internet não era uma realidade mundial, gadgets eram assuntos mais comuns no mundo nerd. Os nerds, nome utilizado para denominar a um grupo de pessoas, dentre outras características, que possuem hábito diferenciado de se vestir (alguns, com camisa xadrez, óculos maiores e cabelo pouco convencional – tal como o simbólico nerd: Bill Gates), pouco entregue às convenções sociais e possuidores de interesse constante por tecnologias (daí o chavão de serem pessoas que só pensam em estudar a todo tempo numa década em que tecnologia era considerada conhecimento avançado) já utilizavam muitas terminologias que passaram a interessar hoje à sociedade em geral porque itens tecnológicos passaram a ser indispensável no nosso dia-a-dia. Quem já ouviu falar, por exemplo, em gadgets e widgets? Talvez poucas ou talvez muitas pessoas já ouviram falar, contudo, poucas das que ouviram falar sabem diferenciá-los.

Gadget é uma palavra da língua inglesa que significa invento ou dispositivo; transportado para a realidade atual como pequenos acessórios de tecnologia. Pode-se citar, como exemplo de gadgets, os celulares, palms, pen-drives, ipods, mídia players, etc. Tudo estaria resolvido com essa definição, porém, gadgets são, também (a Google que o diga), àqueles componentes que podem ser agregados às páginas da internet ou um pequeno componente que pode ser incorporado ao sistema operacional (a Microsoft que o diga). Um exemplo são os vídeos que estão à direita dessa página, outros exemplos são os itens que compõe o visual do Windows Vista: o Windows Sidebar. E então, o que é um gadget? Um bloco de código com uma determinada função que pode ser incorporada a uma página web, um dispositivo eletrônico ou um componente que pode ser adicionado ao sistema operacional? Passemos, por hora, à definição de widget para podermos definir o que é gadget.

Widget não possui uma tradução. Dizem, alguns, que é a fusão das palavras window (janela em português) e gadget; no entanto, todos concordam que é um pequeno software, interface gráfica ou extensões que disponibilizam uma função específica para o sistema operacional. Você conhece aquelas “firulas”, tais como medidor de velocidade do processador, relógio, calendário, agenda, post-it (lembrete) para área de trabalho, que existem no Windows Vista ou que podem ser incorporadas ao Linux ou a outro sistema operacional? Esses são os widgets. Mas, espera aí! Isso não é gadget?

Calma! Essa mistura de definições se deve ao fato de que na internet um bloco de código com função específica é considerado como um invento ou “dispositivo” da internet, e que, muitas vezes, os mesmos recursos que se têm para incorporar às páginas se tem para incorporar ao sistema operacional como é o caso do relógio analógico virtual. Numa visão mais purista e conciliadora, widgets são os componentes agregados a um sistema operacional e gadgets são os dispositivos eletrônicos ou blocos de códigos a serem incorporados às páginas web. Para ser mais purista ainda, gadgets seriam apenas dispositivos eletrônicos (itens de hardware) e widgets seriam quaisquer componentes que pudessem ser agregado a uma página da internet ou a um sistema operacional.

Espera-se, com isso, ter-se uma melhor definição àqueles que não estão acostumados com essas duas “palavrinhas”. Tenha uma ótima semana!


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Nenhum comentário: