segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Eclipse da Yahoo! Brasil

No próximo sábado, dia 16 de agosto, ocorrerá um eclipse lunar parcial visível em quase todos os cantos do globo. O evento, segundo o observatório Frei Rosário, da universidade federal de Minas Gerais, ocorrerá das 15:23 às 20:57h nos seguintes moldes: às 15:23h iniciará a fase penumbral (período em que a lua começa a entrar numa região denominada penumbra – veja as figuras abaixo); às 16:36h iniciará a fase parcial inicial (momento em que a lua começa a sair da penumbra e a entrar numa região denominada sombra); e, finalmente, às 19:45 iniciará a fase parcial final (momento em que a lua começa a sair da região de sombra e a entrar numa outra região de penumbra) que durará até as 20:57h. No Brasil, como a lua somente pode ser vista somente a partir do seu nascimento (aproximadamente às 17:50h), o fenômeno acontecerá entre o nascer da lua até o início da fase parcial final.

Aproveitando-se desse acontecimento, a equipe do “Yahoo! Brasil” resolveu lançar uma campanha de marketing intitulada “Eclipse Yahoo ‘Não Subestime o Roxo’”. Essa campanha surgiu a partir de uma parceria entre a Yahoo Brasil e a Celestial Marketing.

Na campanha, a Yahoo Brasil “brinca” dizendo que encomendou um eclipse terrestre à Celestial Marketing que o tornará possível no dia 16 de agosto. Nesse dia, segundo a Yahoo Brasil, três astros (simbolizados possivelmente pela Google, Yahoo e Microsoft em referência aos astros sol, Terra e lua) irão se alinhar (uma outra possível referência a uma nova estratégia da Yahoo Brasil para “brigar no mercado” de igual para igual com os seus concorrentes).

A Yahoo Brasil com a frase “Não Subestime o Roxo” (a cor simbólica da Yahoo) talvez queira transmitir o recado de que é uma empresa com grande potencial que pretende “abocanhar” fatias do mercado em que atua, independendo do “poder de fogo” dos seus principais concorrentes. Não seria difícil de acreditar nessa possibilidade, visto que a empresa já foi capaz de mostrar que não é uma empresa qualquer nos seguintes fatos:

  1. Chamou a atenção da Microsoft ao ponto de lhe interessar a sua compra em um episódio em que a Microsoft não conseguiu efetivar a negociação e a Yahoo Brasil elevou o seu valor de mercado.
  2. Criou serviços diferenciados como a conta de e-mail de tamanho ilimitado numa época em que o Gmail – da Google – e o Hotmail – da Microsoft – disputavam maior capacidade de armazenamento.
  3. Expandiu o seu domínio de endereços (com as extensões @rochetmail.com e @ymail.com) a fim de atender à demanda de novos usuários, uma vez que, a extensão @yahoo.com.br já se encontrava saturada.

No momento a Yahoo Brasil ainda não divulgou diretamente qual será a sua estratégia, apesar de que, aguçar a curiosidade das pessoas e promover eventos com dia e hora inicial marcada foi mostrado, nesse ano, pela equipe da Mozilla, ao estabelecer um recorde de download no “Download Day” do Mozilla Firefox 3, que é uma ótima campanha de marketing.

No site da Yahoo para promover a campanha do eclipse encontra-se algumas matérias referentes ao fenômeno eclipse com mensagens do eclipse Yahoo nas entrelinhas, além de, haver um contador regressivo para o dia do eclipse. Há, também, um vídeo feito por Gerentes da Yahoo Brasil, um Astrofísico e o Consultor técnico da Celestial Marketing onde um os Gerentes afirmam terem encomendado um eclipse a fim de elevar a marca Yahoo. Num outro vídeo, feito pelo Astronauta Marcos Pontes, em tom de brincadeira, ele explica que a Yahoo irá promover um eclipse, dito por ele: “... em comemoração a uma série de novidades que a marca está preparando no país...”.

Podemos notar que a Yahoo Brasil não quer passar despercebida nessa fase onde dois grandes astros (Google e Microsoft) parecem "brigar" despreocupados no universo da internet.


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

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