domingo, 2 de novembro de 2008

Windows 7: Poderá o Windows Vista ser Salvo?

No lançamento do Windows Vista todos achavam que a mais nova versão da Microsoft seria brilhante assim como era a sua interface. Cheia de recursos visuais e de outras maravilhas que encantavam o usuário pelos olhos, a nova versão levou muita gente a abandonar o Windows XP que era reconhecido pela sua robustez. Algumas pessoas no início “chiaram” por ter que disponibilizar 15 gigabytes de espaço em disco para a instalação do sistema, mais uma placa de vídeo para suportar a interface gráfica e, no mínimo, 1 GB de memória para rodar a aplicação porém, aceitaram “numa boa” porque achavam que o upgrade compensava tratando-se daquela nova versão. Algum tempo depois, falhas inaceitáveis como falta de compatibilidade com softwares aplicativos, instabilidade, mudanças estranhas na interface em relação ao XP, tudo isso deixou alguns usuários “loucos da vida” (como foi o caso na mudança do item ‘Adicionar Impressoras’ e a quantidade chata de avisos que apareciam quanto a advertências ou alertas de segurança) e fizeram do Windows Vista um pesadelo para usuários do sistema e para a Microsoft.

O erro, não admitido por quase ninguém mais que aparece nas entrelinhas, é que a Microsoft quis inovar com um novo sistema operacional deixando, assim, de aproveitar as experiências que obteve durante anos até chegar ao Windows XP (considerada a melhor versão da Microsoft até então).

Atualmente se fala no Windows 7, recentemente anunciado, que estará disponível para ser testado, em versão beta, a partir do começo do ano que vem e, em versão para utilização, a partir de 2010. De início, estranha-se um pouco quanto ao por que do lançamento de uma nova versão logo em seguida a um lançamento até então recente. A explicação, de cunho óbvio, admitida até mesmo pelo Colunista da própria Microsoft, é que o Windows Vista, infelizmente, foi um “fiasco”. Palavras de Paul Thurrot, Colunista do Blog do Windows Vista: “Windows 7 is Windows Vista done right” (traduzido: o Windows 7 é o Windows Vista feito direito).

E o Windows 7, embora pouco admitido, é isso mesmo: uma tentativa de salvar o Windows Vista que a cada dia perde a sua popularidade frente às reclamações constantes dos seus usuários. Algumas novidades da nova plataforma é que ela será mais leve que o Vista, será mais estável (é o que a Microsoft diz), mais personalizável e compatível, terá suporte a touch scren (toque em tela) e terá um novo conceito de organização de arquivos chamado Bibliotecas. Se o Windows 7 será melhor? Poucos ou ninguém ainda sabe disso. O que se sabe é que, a partir do Windows Vista a Microsoft está aprendendo a fazer sistemas operacionais novamente. Lamentável é que o Windows XP foi aposentado e que a Microsoft ignorou o aprendizado que obteve com ele, afinal, demonstrou isso numa nova versão – o Windows Vista – que, logicamente, teria que ser melhor e não o contrário.


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação


Um comentário:

Anônimo disse...

Até há alguns meses a maioria dos usuários ainda preferia esperar pra ver. Agora, parece que a tendência é mesmo mudar para o XP. Quase compulsório.

Não acredito que os aficionados do XP continuem sua legião, assim como a igreja dos usuários do 98 durou anos.

Participe da Enquete: O Windows 7 vai resolver as falhas do Vista?

» http://teteraconsultoria.com.br/blog/enquete-o-windows-7-vai-resolver-as-falhas-do-vista

Artigo relacionado: O que fazer quando chega a hora de migrar do XP para o Vista?

» http://teteraconsultoria.com.br/blog/o-que-fazer-quando-e-a-hora-de-migrar-do-xp-para-o-vista