terça-feira, 20 de maio de 2008

E-commerce: O comércio que vai até você

Há um tempo atrás seria difícil imaginar poder comprar um produto sem ter que sair de casa. Seria difícil imaginar que, de modo seguro, e por meio dos dados de um cartão (cartão de crédito) seria possível pagar um produto sem ter que ir ao banco sacar o dinheiro. Seria difícil imaginar poder escolher uma série de produtos em variadas empresas, com variados preços e qualidades por meio da tela do computador. Os tempos mudaram e com o comércio não foi diferente. Foi aí que surgiu o e-commerce...

O e-commerce (eletronic commerce – comércio eletrônico) é a forma de negociação feita virtualmente por meio de um dispositivo como, por exemplo, um computador. Esse tipo de comércio é cada vez mais comum e vem aumentando expressivamente ao longo dos últimos anos batendo novos recordes de público que aderem a essa alternativa. Atualmente é comum que empresas disponibilizem os seus produtos ou serviços por meio da internet garantindo um público alvo maior e, conseqüentemente, um número maior de vendas.

No comércio eletrônico, organizações podem “se dar ao luxo” de não ter uma empresa física, ou seja, existe uma empresa e um produto sem ter um espaço reservado para o estoque dos produtos e um contingente grande de departamentos e funcionários. O que normalmente essas empresas fazem é disponibilizar um meio, via internet, para divulgar os seus produtos ou serviços e a entrega do produto fica por conta do fornecedor ou da empresa que a despacha via correio.

Dados referentes ao e-commerce no Brasil têm surpreendido devido ao ritmo de crescimento e do volume de transações que tem possibilitado ao comércio em geral. Segundo pesquisa realizada pela e-bit (referência no fornecimento de informações sobre o e-commerce no Brasil) e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o comércio virtual no Brasil movimentou 6,2 bilhões no ano passado com um crescimento de 40% em relação a 2006 e 254% em relação a 2004. Foram, segundo a pesquisa, 9,5 milhões de brasileiros que compraram pela internet em 2007 sendo que 60% desses brasileiros consideraram a internet um meio seguro de efetuar compras. Veja mais dados na tabela abaixo:

Nesse ano, segundo a e-bit, o crescimento poderá ser de 45% em relação a 2007 com um movimento de 8,8 bilhões de reais. Está aí um forte motivo para as empresas que ainda não aderiram ao comércio virtual perceberem a importância desse filão e para os internautas pensarem mais no por que mais e mais pessoas aderem a essa “onda”.

Obrigado pela sua atenção e até a próxima semana!


Rozenildo Rodrigues Pedroso

Bacharelando em Sistemas de Informação

Nenhum comentário: