domingo, 28 de dezembro de 2008

Bit Torrent

A Internet é um território de downloads e uploads. Você já pensou dessa forma? A explicação é simples. Toda vez que se acessa alguma página na Web se está simplesmente realizando um download da página que está sendo acessada. Quem possui alguma página em funcionamento disponibiliza arquivos em um servidor (muitas vezes por meio de upload) para que os internautas tenham acesso. Isso ocorre em situações que apenas a visualização da página é requerida. Quando um arquivo tal como vídeos, músicas, programas, PDFs, entre outros, necessitam ser baixados, geralmente quando esses arquivos possuem um tamanho relativamente grande, o uso do protocolo Bit Torrent pode ser uma ótima alternativa.

O Bit Torrent é um protocolo baseado em redes P2P (peer-to-peer ou ponto-a-ponto – redes em que a transferência de dados é feita de um ponto a outro) e determina a forma como downloads podem ser feitos mais eficientemente na Internet. Funciona assim: Um arquivo, por exemplo, armazenado em um servidor em Tóquio, precisa ser baixado em um computador situado na cidade de São Paulo. Para trazê-lo de Tóquio para o computador de São Paulo o tempo de download será relativamente maior se comparado a um arquivo que esteja, por exemplo, no Rio de Janeiro, porque o arquivo está mais distante do seu destino. A “rede Bit Torrent” funciona por meio desse dilema. Um arquivo completo é armazenado em um servidor (conhecido também como seed ou seeding) para que alguém faça download. Nesse momento, computadores começam a fazer o download de pedaços do arquivo ao mesmo passo em que compartilham o arquivo recebido com novos computadores que o requisitarem (esses computadores receptores e transmissores são conhecidos como peers). Os outros computadores que forem fazer downloads do arquivo irão “perguntar” ao tracker (servidor que gerencia a rede bit torrent) qual é o computador mais próximo que possa fornecer o arquivo. O tracker ira determinar qual é o computador mais próximo para que o donwload dos pedaços seqüenciais do arquivo possa ser iniciado. Os computadores que completarem o dowload serão novos seeds que poderão fornecer o arquivo completo para novos computadores requisitantes juntamente com os peers que contém pedaços baixados formando assim um swarm (peer(s)+ seed(s)).

O Bit Torrent possui também algumas características bem interessantes. Por exemplo, quanto mais arquivos se tiver para disponibilizar – ou quanto mais arquivos baixados – maior poderá ser a taxa de download do computador cliente porque maior será a chance do computador cliente ser utilizado como servidor e porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, a taxa de transferência de download de um peer aumenta na proporção que aumenta o seu upload. Outra característica interessante é que o download pode ser interrompido a qualquer momento e reiniciado a qualquer instante não necessitando que a transferência do arquivo seja completada. (...)

Para baixar um arquivo torrent precisam-se duas coisas: de um cliente torrent e do link do arquivo torrent a ser baixado. Existem vários clientes torrent disponíveis para download como o µtorrent e o ABC. Para achar arquivos torrent há uma infinidade de sites como o próprio site oficial do Bit Torrent que disponibiliza os arquivos, entre outros que podem ser encontrados na Internet.

E aí? Pronto para ser um cliente torrent? Afinal, quanto mais usuários Bit Torrent houver, melhor será a qualidade do serviço.

Nenhum comentário: